Somos o Alô Vida

O Alô Vida é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, cujo objetivo é atender as pessoas que precisam desabafar. Por meio do diálogo, aceitação incondicional e doação de calor humano, escutamos com total sigilo e privacidade. Os atendimentos são gratuitos e realizados todos os dias da semana.

17 ANOS DE VIDA

O Alô Vida fundado em 06 de dezembro de 2004, é uma entidade composta de voluntários que se dispõem a escutar pessoas que desejam desabafar através do telefone 3444-1818.

O trabalho é gratuito e totalmente sigiloso.

ATENDIMENTO

Com uma dimensão e um alcance social de grande significado, atendemos aproximadamente 12.000 pessoas por ano. Não temos nenhum vínculo político ou religioso. Escutamos plenamente as pessoas que nos procuram independentemente do assunto que queiram falar.

ESCUTAR COM O CORAÇÃO

Os voluntários são pessoas de diversas idades e profissões que passam por um curso de formação e seguem uma mesma linha de atendimento. Escutar com atenção, escutar com o coração, escutar plenamente, sem julgamentos e com total sigilo…
Esse é nosso trabalho.

Qual o motivo da existência do Alô Vida?

Olhando ao redor, pode-se constatar que a tendência das pessoas é: cada um cuida de si. A solidariedade, a preocupação com os outros, o interesse pelo problema alheio, o escutar com atenção, pode não ser uma preocupação constante no dia a dia da maioria das pessoas. Individualidade é uma característica marcante da sociedade atual, mas os problemas existem na vida de todos nós, e necessitamos resolvê-los.

         Mas a quem se deve recorrer num momento de aflição? A demanda por atenção, existente nos dias de hoje, muitas vezes é resolvida pela própria sociedade, embora parte dela se mostre individualista. Através de organizações não governamentais, pessoas sensíveis ao drama alheio unem forças em torno de uma determinada causa. Muitas são estas organizações, e diversas as frentes em que atuam: direitos da criança e do adolescente, do idoso, preservação do meio ambiente, questões relativas aos privados de liberdade, à justiça, etc. É a própria sociedade, então, resolvendo os problemas que ela mesma criou. Este grupo de pessoas geralmente é composto por voluntários.

         O Alô Vida é uma dessas entidades. Nossa missão é escutar, facilitar o desabafo de pessoas que não encontraram em seu meio alguém que possa escutá-las com atenção. Escutar com o coração, observar as entrelinhas. Escutar o que foi dito e prestar atenção também naquilo que não foi dito são aspectos importantes para a realização do trabalho no Alô Vida. O Alô Vida é uma entidade de caráter estritamente humanitário.

         A finalidade principal é ESCUTAR. Escutando quem necessita, além da qualidade de vida, o Alô Vida ajuda a preservar a vida propriamente dita dessas pessoas, pois quem não tem com quem conversar pode vir a cometer, como uma saída para sua aflição, numa medida extrema, uma ação drástica: o suicídio.